Subscribe:

domingo, 17 de novembro de 2013

HOMENAGEM AO FUTEBOL DE PELADA DE CAMPINA GRANDE E SUAS GRANDES EQUIPES DO PASSADO

POR: JOBEDIS MAGNO DE BRITO NEVES

Como 2ª matéria sobre a história do futebol de pelada do passado de Campina Grande, ainda falando sobre equipes e atletas que marcaram histórias no nosso município, na grande maioria dos registros confirmados em fotos relacionadas abaixo logicamente que algumas equipes e jogadores não presenciei, mas  tomei conhecimento devido ao bom futebol que o pessoal jogava e até hoje se comenta as jogadas individuais e a facilidade de formar grandes equipes que jogavam coletivamente. Tempos que a memória não apaga, mas infelizmente não voltam mais.

Para os principais personagens da nossa história, qualquer terreno batido era um grande campo de futebol, o "Kichute" era confortável e a bola de couro e que na chuva pesava uma barbaridade...

Eram pequenos detalhes, que passavam despercebidos à uma época de encanto onde o "amador" e o "amor" não era apenas palavras que rimavam, mas, representavam verdadeira paixão pelo futebol, o jogar pelo prazer e pela satisfação, algo que infelizmente torna-se cada vez mais raro nos dias atuais.

Relatar algumas das passagens bonitas de alguns craques em décadas passadas de nossa "Rainha da Borborema" é relembrar de pessoas ligadas ao nosso futebol tanto de campo como de salão. E entre vários craques de um passado memorável e bem recente, que não estar tão longe ainda é trazer de volta boas e maravilhosas lembranças daqueles tempos de ouro do nosso futebol, entre tantas recordações boas podemos ressaltar as figuras ilustre dos grandes amigos como:

Vado Agra, Benivaldo Araujo, Humberto de Campos, Sebastião Vieira, Marcos Góis, Nego Roberto, Jorio, Gilvan, entre tantos outros. Todos estes craques daquela época encheram os campinhos  com belas jogadas e simplicidades do bom futebol de nossa cidade, ficaram umas recordações muito especiais para o meu amigo e parceiro Vado Agra (foto abaixo) que jogou comigo no grande Everton e foi nosso treinador no Boavistense. O time do Everton era um  time de renome e prestigio do nosso futebol daquela época não só pelas suas participações belíssimas em torneios e e partidas local como também em apresentações fora do nosso município o qual infelizmente não deixou sementes plantadas para gerações vindouras tudo isso sobre a batuta do maestro Fuba véi  tão bem orquestrada pelo nosso guru e presidente José Nogueira, homem voltado principalmente para o esporte de nossa cidade, tanto como craque como dirigente da agremiação, principalmente do nosso saudoso EVERTON ESPORTE CLUBE

O grande atleta, dirigente e reinador Vado Agra (I.M) nesta foto Abaixo:

de centravante era um   desportista, sempre voltado para o esporte de nossa cidade, onde com sua sapiência enriqueceu de conhecimentos nossos craques sempre nos dando bons exemplos de vida e nos enchendo de conhecimento sempre voltado para o espírito esportivo e sempre voltado para a moral à decência e os bons costumes.

Mas se tratando das boas recordações daquela época o que mais ficou marcado em mim daqueles tempos de ouro do nosso futebol, foi à amizade sincera o companheirismo que nosso amigo  nós mostrou e nos ensinou.

Outras fotos de outros grandes  clubes do passados:









2 comentários:

Wdilson Campos disse...

Na foto do Central, o lateral era mais conhecido como Wilson Testão, mora no Zepa

Anônimo disse...

O Central de Salomão jogava no campo do Colégio Estadual da Prata no domingo á tarde e o Estudante jogava no domingo pela manhã. é mais já se passaram 53 anos e resta só as boas lembranças/Zezito Alias, esse Wilson testão jogou no coríntias de casa de pedra ???/

Postar um comentário