Subscribe:

quarta-feira, 12 de junho de 2013

GRANDE DESPORTISTA DO PASSADO - ORLANDO GUEDES

POR: JOBEDIS MAGNO DE BRITO NEVES


Orlando Guedes de Andrade,  alguns anos atrás não se via falar o nome deste grande desportista do passado de nossa cidade. Mas quando ele entrou no cenário esportivo de Campina Grande  fazendo alarde como jogador e depois treinador de futebol de salão e campo.

Orlando veio de Recife, a convite de seu irmão, para gerenciar uma casa comercial estabelecida na Rua Pres. João Pessoa, no ramo de tecidos. Depois de um tempo ficou como representante comercial de uma fabrica de pregos, tachas etc. Morou numa esquina da Rua João Suassuna (me parece que no Edf. Abdala). Amigo leal, lealdade que levava para as quadras de futebol de salão (e de campo). Atuava de central e jogou naquela excelente equipe de futsal do Campinense, revezando com Cyl e na companhia de Mozart, Simplicio, Toinho e Alexandre, sob o comando de Miro "Chapeado". 

Conquistou títulos significantes. Sua posição foi de zagueiro, preciso nas antecipações e dono de uma garra impressionante e foi apelidado de Xerife. Pode-se considerar o seu maior desempenho em nossa cidade, quando formou a dupla de zaga do Estudantes, com outros excelentes atletas.

Orlando é por nós considerado um vencedor, tanto dentro dos campos de futebol quando atuava como atleta, como na vida cotidiana. Aqui em nossa cidade ele foi ganhando espaço dentro e fora de campo. Com sua humildade, entendimento técnico e tático, responsabilidade participativa aonde trabalhava fez dele um vencedor.

Seu irmão era Severino Guedes de Andrade, comerciante nesta cidade e proprietário de muitos imóveis.

Saindo do Campinense ingressou no Estudantes, outra equipe de linha, revezando com Hugo Bala, tendo como companheiros Garrincha, João Mário, Erção, Sebastião e Pibo. Era um zagueiro vigoroso, mas leal. Dotado de excelente preparo físico e tinha excelente impulsão. 

Orlando Guedes de Andrade teve a sua oportunidade para ser treinador, do grande  time do Estudantes. Conseguindo o honroso o titulo de campeão da cidade contra times que pareciam seleção. Conforme foto abaixo:


Orlando começava a mostrar o seu talento de treinador e chamando atenção dos desportistas da cidade. Mostrou o seu potencial e seu carisma, conquistando primeiro os atletas, que levaram a sério a competição e assim ganha o seu 1º título em como treinador aqui em nossa cidade. Para coroar ainda mais o seu trabalho, revelou grandes garotos, que seriam depois, muito badalados no futebol de salão campinense.

Orlando se foi embora de Campina Grande, mas nós jamais o esqueceremos do grande desportista,  atleta e treinador que sempre soube comandar com dignidade seus atletas. Ele tinha um sonho, quando se aposentasse voltaria a sua terra querida para curtir a sua família em sua casa, onde deixou quase uma década. Dono de uma sinceridade transparente, Orlando conquistou muitos amigos, tanto no trabalho como nos momentos de entretenimento. Quando foi embora de nossa cidade, deixou saudades.




2 comentários:

Osvaldo Pereira Vadinho disse...

"Zagueiro" duro... Mas leal...Bons tempos do futsal!
há 2 horas · Curtir

Tadeu Guedes disse...

sobrinho de Antônio Guedes de Andrade.

Postar um comentário