Subscribe:

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

MEMÓRIAS FOTOGRÁFICAS DO ESPORTE DE CAMPINA GRANDE

POR: JOBEDIS MAGNO DE BRITO NEVES


A história de Campina Grande  é uma das mais ricas dentre todas as outras cidades da Paraiba. Aliás, em alguns momentos ela se confunde com a própria história do Estado.  Ela já foi contada de várias maneiras através dos tempos. Historiadores importantes, cada um à sua maneira, vêm contribuindo para que ela não se perca e não se distorça.

Já tivemos livros, trabalhos e artigos sobre fatos, personagens, aspectos políticos, sócio-econômicos, arquitetônicos etc., todos eles importantíssimos e de valor inestimável. Estava faltando sobre o esporte de uma maneira geral. Foi neste vácuo que eu procurei preservar a memória do esporte e dos atletas do passado de nossa cidade que estava se apagando pelo tempo. E assim este projeto do Museu do Esporte visa deixar para eternidade a bela história do  esporte de nossa cidade. 

Outra forma de preservarmos a memória da história é através de imagens, dinâmicas ou estáticas.  Não fossem as imagens, a memória visual dos locais e personagens importantes da historia jamais seriam conhecidos pelas gerações subseqüentes. 

Apesar do trabalho intenso que tenho que dispor para realizar o projeto, fotografando e pesquisando, visitando lugares e pessoas na procura de fotos antigas e informações e horas no computador editando-as, tudo feito em meu já escasso tempo de folga (aqui já agradeço a paciência e compreensão da minha família, pela relativa ausência em épocas da realização de algum evento na família em função deste projeto), pra mim é um grande e gratificante prazer e enquanto tiver material e estímulo pessoal continuarei a produzi-los, pois acredito que assim contribuirei para que a memória do esporte da cidade não desapareça. 
   
Alguém já disse que o povo que esquece seu passado compromete seu presente e, consequentemente, seu futuro, pois o presente se faz do passado, assim como o futuro se faz do presente.

O passado de uma cidade  à sua população pertence, e dessa forma acredito que todo material que estou adquirindo deva ser repassado a ela. Quanto mais pessoas o receberem, menor risco dele ser perdido, assim como já aconteceu, infelizmente, com milhares de fotos e documentos antigos que foram extraviados, destruídos ou simplesmente colocados no lixo, por herdeiros descompromissados com o passado e com a história.

Espero que gostem do trabalho e fico à disposição para qualquer questão relacionada.

Algumas de atletas e times do passado de Campina Grande:



                                          TIME DE VOLEY DO ESTADUAL DA PRATA




TIME DO EVERTON DE 1968

NA FOTO VEMOS: ZÉ IACOÍNO, ALDEMIR, AMIGO DA ONÇA, CHICO CATETA E  NEGO
                   AGACHADOS: PAULINHO JAPONÉS, CHICÃO, IRAPUAN, SABARA E UALA


Flay Back


+-

3 comentários:

Anônimo disse...

Amigo Jobão,
Vendo todas estas fotos digo:
meu comentário hoje vai ser dito num enorme silêncio de meu olhar...que tanta recordação maravilhosa, ficarão eternamente em nossos corações, abs Jonas didi

José Lamartine de Sousa disse...

Jobedis Magno

Gostei muito dessas fotos! É a primeira vez que vejo retratado a lembrança de nossos atletas e times do passado. Achei este site ao acaso e gostei muito. Olha estes grande jogadores me vem à mente: quando será que irá surgir em Campina Grande alguém que faça uma grande homenagem a estes grande jogador que foi voce Jobão e que foi e ainda é um grande cidadão campinense , um homem e jogador de muita coragem, dinamismo, idealista, sério, competente e que amava e ainda nossa cidade como poucos. Lembro-me das "belas tardes de domingo", o campo da "Bacião" lotado para mais uma partida de futebol e a cidade em festa, tudo sob o comando do Fuba Vei e os grande jogadores do seu time o Everton racheados de atletas que poderiam jogar em qualquerr time do Brasil e alguns conseguiu profissionalizar o futebol. Este e outros times desta fotos levou muitas alegrias a todos nós. Jamais poderemos esquecê-los.

Anônimo disse...

Olha amigo José Lamartine de Sousa, volto aqui depois que li seu comentário no qual gostei da sua maneira simples e direta de elogiar o que nosso amigo Jobão por tudo que ele foi, é, e faz hoje resgatando tanta coisa bela de nosso tempo, no bom sentido, não vai ser preciso surgir alguém que faça uma grande homenagem ao Jobão, ele já é sempre de uma maneira bem constante aqui homenageado por cada postagem, agradecemos a Deus em primeiro lugar, e a ele que é abençoado por esse Deus, para ser tão notável em nos brindar com tanta coisa preciosa marcada por uma saudade imensa que ficará eternamente no presente em nossos corações...faz bem!!!

Valeu Lamartine...tá valendo Jobão,
Forte abraço, Jonas didi

Postar um comentário