Subscribe:

sábado, 12 de maio de 2012

QUEM FOI CRAQUE - CAPILÉ

POR: JOBEDIS MAGNO DE BRITO NEVES


"Quem nunca sonhou em ser um jogador de futebol?". Assim como em uma das estrofes da música "É uma partida de futebol", interpretada pelo grupo mineiro Skank, o cantor Capilé, figura de destaque no meio artístico regional, um dia pensou desta maneira.

Começou a jogar nos campinhos de pelada de nossa cidade e depois foi jogar no Galinho onde se sagrou campeão da cidade conforme fotos abaixo:

Depois foi promovido par o time profissional do Treze e disputou varias partidas pelo time do galo conforme foto abaixo.

Antes mesmo de completar 20 anos de idade, em fins da década de 70, ele já havia vestido as camisas do Treze e do Campinense. Na época, era considerado como uma das grandes revelações do futebol paraibano.

Mas, como o destino às vezes promove surpresas, Capilé encerrou a promissora carreira de lateral, ou ponta esquerda, posições onde atuava. O "problema" foi a música, que aos poucos ia entrando em sua vida, não deixando mais espaço para outra atividade.

Há mais de 31 anos que Capilé deixou os gramados, fato ocorrido em 1981, quando defendia a camisa do Treze, na época com 20 anos de idade. "Eu não imaginava viver da música. Hoje eu vivo dela, emprego mais de 20 pessoas, pais de família. Eu pensava que ia ser jogador de "Teve um dia que faltei a um treino no Treze, pois fui fazer uma apresentação em um festival de música, realizado no Estadual da Prata. 

No outro dia, o supervisor Zé Santos me pediu  para entregar o material e ir procurar o microfone", comentou Capilé, aos risos. "Agradeço muito a Deus por tudo que aconteceu em minha vida. Não tenho do que reclamar. Sou muito grato por tudo", falou Capilé.

Apesar de ter se afastado dessa prática esportiva, como profissional, Capilé garante que não se ausentou, completamente, dos campos de futebol. Sempre que pode participa de alguns "rachas" causa da agenda, não consigo ir muito aos jogos em Campina Grande. Mas sempre que posso acompanho pela televisão", comentou.

ALGUMAS FOTOS DO CAPILE PARA ILUSTRAR ESTA  PEQUENA BIOGRAFIA:

CAPILÉ É O SEGUNDO NA SUA PRIMEIRA COMUNHÃO


CAPILÉ E SUA ESPOSA EDILENE


Há uma matéria produzida pela TV Paraíba que ilustra este fato, assistam:

Retalhos Históricos de Campina Grande
Jamilton Soares (Publicado originalmente no Diário da Borborema)

COLABORE CONOSCO!

A História do esporte de Campina Grande é Feita de Registros e Memórias! Colabore com nosso resgate nos enviando fotos, histórias, causos, áudios, vídeos, etc... Fatos que remetam ao pretérito do esporte campinense.Teremos prazer em citar quem nos enviar.

3 comentários:

Anônimo disse...

Amigo Capilé, que maravilha rever vc aqui nesta bela homenagem que o Jobão faz, vc merece e muito.
Você é uma pessoa de talento e que fez a lição em casa e teu sucesso veio por vc acreditar em tudo que devia fazer para chegar onde chegou...que continue!!!
Parabéns amigo, olha estou com saudades das suas visitas aqui em Fortaleza, o que é o maior prazer em bater aquele papo com o amigo.

forte abraço, Jonas didi

Anônimo disse...

Postado por, Fernando Cangurú.
Grande amigo Capilé, quantas saudades. Apesar de sempre estar em Campina Grande nos finais de ano e durante o São João, não conseguimos nos encontrar para bater aquele papo,isso devido a sua agenda sempre cheia, graças a Deus. A homenagem singela ofertada pelo irmão Jobedis é mais que merecida, pois além de craque do passado, voce continua craque na vida, como amigo e pai de família. Sinto saudades do meu tempo de Treze, principalmente pelos amigos que fiz e voce é um destes. Logo que abandonei o futebol e segui minha carreira nos estudos, fora de Campina Grande, não pude acompanhar, de perto, a sua trajetória futebolistica, apesar de sempre receber notícias suas. Espero que neste São João possamos nos encontrar e colocar as notícias em ordem. Parabéns pela homenagem e que Deus continue iluminando a sua vida e a da sua família. Abraços, do amigo, Fernando Cangurú.

Anônimo disse...

Além de grande jogador um dos maiores artista do Brasil .
Amigo e companheiro de grandes momentos.
Desejo muito sucesso na vida artística e pessoal .
Grande abraço do seu amigo.
Geraldo Leal

Postar um comentário