Subscribe:

terça-feira, 1 de maio de 2012

MEMÓRIAS DO FUTEBOL DE PELADA DE CAMPINA GRANDE

POR: JOBEDIS MAGNO DE BRITO NEVES



As antigas fotos destas memórias foram cedidas, por amigos interessados na publicação delas,  outras fotos recebidas focópias de fotos coletados no site futebol de pelada de Campina Grande e outras fotos foram enviadas por pessoas anônimas que são obras dos antigos fotógrafos de nossa cidade, mostrando parte da história de nosssacidade e especialmente da gloriosa fase do futebol de pelada campinense, época dos grandes embates futebolísticos, dos inesquecíveis craques, dos clubes de futebol de  décadas passadas.

Esta postagem foi feita com a colaboração dos depoimentos jogadores já aposentados do futebol, que prestaram valiosas informações sobre o antigo futebol praticado aqui em nossa Campina Grande. Algumas informações já foram repassadas em postagens anteriores e que agora receberam acréscimos de mais fotos depoimentos colhidos junto às pessoas e de outras que são depositárias da memória do antigo futebol  da nossa “Rainha da Borborema”.

Alguns times e os  jogadores estão com identificação e outros times como nomes que serão acrescentadas e na medida dos comentários e das consultas com os informantes e outros conhecedores do antigo futebol. E temos ainda muitas fotos para serem publicadas em futuras Memórias do Futebol de nossa cidade.

ABAIXO ALGUNS TIMES DE NOSSA CIDADE DO PASSADO:


 OBS: NESTA FOTO DO CENTRAL ESTA SALOMÃO QUE BRILHOU DEPOIS NO    CAMPINENSE, NAUTICO E VASCO DA GAMA DO RIO DE JANEIRO



Este  causo eu conto


RAUL FOI UM DOS ATLETAS MAIS ESPIRITUOSO  QUE EU CONHECI NO FUTEBOL DE CAMPINA GRANDE, DEPOIS QUE DEIXOU O FUTEBOL E SE APOSENTOU FOI COMPRAR UM ELETRODOMÉSTICO EM UMA LOJA NO CENTRO. 
APÓS ANALISAR O PRODUTO, A VENDEDORA PEDE PARA ELE COMPARECER AO CAIXA PARA PREENCHER A FICHA. APÓS ALGUNS MINUTOS, PREENCHENDO OS DADOS DO JOGADOR, A ATENDENTE FAZ A ÚLTIMA PERGUNTA PRA ELE:
- ME FALE TRÊS NOMES DE PESSOAS CONHECIDAS?

ELE PENSA E DIZ:

- Xuxa, Pelé e Galvão Bueno...

AVISO AOS AMIGOS
Para ler postagens mais antiga neste  Museu, escreva em "pesquisa neste Museu" ou escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Everton ou futebol de salão e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha a opção seu nome ou "Anônimo". Escreva o seu comentário e, preferencialmente, ao final faça constar o seu nome, cidade e bairro. Depois, é só clicar em "Postar comentário".










4 comentários:

Anônimo disse...

O “Museu” tornou-se obrigação de leitura para muitos. Genial ideia de João Mario (uma enciclopédia das gerações) abraçada por Jobedis, que a pôs em pratica. E hoje ultrapassaram os 50.000 acessos e fronteiras: chegou ao Canadá e EEUU. Democrático, é de todos os peladeiros e desportistas. O primordial é o resgate do nosso futebol amador dos tempos memoráveis e inesquecíveis de outras horas. Nesse espaço reencontramos amigos, times e “causos” que emocionam e alegram a todos.
Jobedis, que continues com a mesma abnegação e dedicação empreendia ao “Museu”. É graças a essa virtude que o “Blog” é um grande sucesso.
Juntamente com as colaborações enviadas por muitos. Em especial João Mario... Pessoa que vivenciou os maiores e melhores momentos do futebol e evolução de Campina Grande.
Fraterno abraço.
Vadinho

Anônimo disse...

Amigo Jobão, aqui a gente tem a oportunidade de rever tantas pessoas que deixaram saudades, cada foto procuramos por nome ou fixando o olhar para reconhecer e quando se reconhece, paramos e vem lembranças e até uma emoção...Salomão(pelo nome) Lelé (esse nem precisou ver o nome) foram de imediato uma lembrança.
Aqui é postada uma pequena parte de uma grandeza desse maravilhoso tempo nosso e de muita gente que viveu estes melhores momentos do futebol de pelada de Campina Grande, como vc cita, já foram postadas anteriormente muitas fotos e sei que ainda virão muitas..que continue amigo meu.

Jonas didi

Anônimo disse...

Ah, sobre o causo/história do Raul, que gréia, o que vem dessa maravilhosa é D+.
Mas Jobão, tenho que contar uma de Jonas didi, ao Raul pediram 3 nomes de pessoas conhecidas, mas quando eu precisei fazer uma compra aqui, me pediram 3 nomes onde eu tinha crédito, eu dei (sem citar aqui), mas o gerente da loja me chamou e disse, olha amigo, aqui vc só comprou a vista e há pouco tempo, não dar pra fazer um análise, vc não tem um local onde possamos ver melhor seu desempenho em termos de pagamento, eu precisando levar o produto que era de urgência, disse: ah sim, Raul da Picanha lá na Praia de Iracema, o gerente, amigo isto é uma bar, eu, pois é, lá: bebo há mais de 15 anos, nunca pendurei uma cerveja, nunca passei cheque sem fundos, os vales que faço, todo final de semana pago e faço outro, que melhor?
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Esse é o Jonas didi

Adriana s disse...

Em menos de 1 minuto você estará assistindo TV de graça www.tvdigitalnopc.com.br

Postar um comentário