Subscribe:

terça-feira, 17 de abril de 2012

MEMÓRIAS ESPORTIVAS DE CAMPINA GRANDE - ROOSEVELT



POR: JOBEDIS MAGNO DE BRITO NEVES

Add caption
Deletei-me com o futebol do Roosevelt Cesar o famoso “Gordo da Padaria”, que jogava de centraavante, com os seus 110 quilos. Morou no Bairro do São José por muitos anos. Dava o elástico do Rivelino com os dois pés. Se não fossem os assaltos noturnos à geladeira e á padaria de seu pai, o vício de biritar e comer muitos tira – gostos, garanto-lhes que chegaria a ser titular da equipe do Everton Esporte Clube (time que ele ajudou a fundar). 

Add caption
Jogava andando pelo meio do campo com um futebol bonito de se ver e de alta precisão. Ninguém tomava a bola dele e, com ela nos pés, botava-a onde queria. 

Logo que chegou, ganhou o apelido, mas levou muito tempo para ser escolhido nas peladas. Preconceituosamente, ninguém queria deixar o ‘Gordo’ jogar. Um dia, por comiseração e porque pagava muito bem sua participação no quadro de aspira do time deixaram-no jogar. Daí em diante, passou a ser titular por muitos anos.

Roosevelt era gordo, não tinha jeito de jogador de futebol. Mas, tocando de primeira, abrindo passes para as pontas e aparecendo na área para receber de volta, era um craque inigualável e fez muitos gols pelo aspira do Everton. 

Fui seu colega de time no Everton nos meados da década de 60 e posei com ele no primeiro jogo do nosso Time em fotos históricas abaixo no campo do Comercio em frente à Igreja das Graças conformes fotos ao lado e abaixo:
 Eu me impressionava era como esse amigo conseguia jogar com todo aquele peso. Naqueles tempos dificuldades eram normais, faltava condução para competições na cidade ou fora, aí aparecia o super Roosevelt com seu “Jipe” que entupia de gente seu veiculo e fazia a locomoção dos seus amigos atletas.

Fico cada vez mais orgulhoso como uma pessoa podia realizar tantas coisas e ser útil para outros sem visar lucros ou interesse particular, sem discriminação, sem esperar que outros retribuíssem ou reconhecesse suas ações, mais ele fez, este homem de bom caráter, honesto e trabalhador com seus princípios que não é vergonhoso conduzir a vida honestamente, por que valores morais é um dever do ser cristão. 

Você me ensinou muito e me sinto honrado e agradeço a “DEUS” de ter tido o privilégio de sido seu colega de time e ser seu amigo. Roosevelt Cesar o famoso Gordo da Padaria, um admirável ser humano.

E acima de tudo, nosso grande companheiro ROOSEVELT CESAR nosso muito obrigado pelo grande exemplo de vida que você é para todos nós. Pela sua honestidade, pela sua dignidade, pela sua grandeza, pela sua retidão, pela sua humildade e pelo carinho com que sempre nos acolheu e dedicou a todos amigos.

-Quero que agora você receba um forte abraço , pela gratidão que temos por você, pelo nosso reconhecimento por tudo o que você nos proporcionou e pelo exemplo de vida que você representa para cada um de nós. Que Deus, no seu infinito amor, continue te abençoando e iluminando os seus caminhos.

Sempre prestigia as festas de confraternização de fim de ano do time. Hoje é construtor civil em João Pessoa.

Algumas fotos do amigo Roosevelt com atleta e desportista:





                                         Roosevelt com amigos



13 comentários:

Anônimo disse...

VALAEU JOBÃO!!! GRANDE ROOSEVELT, MEU COMPANHEIRO DE PIADAS, RIA QUE CHORAVA, AINDA É DA MINHA FAMILIA VILAR, PELO LADO SE SUA MÃE, VIM SABER UM DIA DESSES, POR CHULCIL, NÃO SEI SE ESCREVI CERTO O NOME DELE, UM GRANDE ABRAÇO PARA TODOS QUE FAZEM ESSE MUSEU!!!!! NÃO TIVE O PRAZER DE VELO JOGAR MAIS NAS FESTAS NÃO PERDIA UMA.

Anônimo disse...

Valeu jOBÃO!!Isso é muito gratificante não só para mim,como pra TODOS OS AMANTES DO ESPORTE DE cAMPINA GRANDE QUE MORAM FORA DO BRASIL…Alegrias e recordações…muito obrigado mesmo!!E continue lembrando de todos os nossos esportistas e desportistas,pois isso tem um valor emocional muito grande…valeu mesmo!!!
Evillásio Meira (Canada)

Anônimo disse...

Nossa fico muito feliz por essa bela homenagem a o Roosevel. Uma otima pessoa nao so como amigo mais tbm cm companheiro de birita o, quando tive a opotuinidade de trabalha cm ele por duas vezes.sou grato por ter uma amigo com ele, hj considero muito ate o ponto de dizer q é um irmao pra mim.E parabens ao Jobedis por mais essa bela materia e merecida pra o famoso ex-Gordo da Paraiba !!!!

Ivanildo Queiroz disse...

Parabéns!Essa página relembra grandes momentos do nosso futebol…gostei muito!!!

Anônimo disse...

Vizinho a padaria do gordo morou o famoso zé ramalho quando tinha uns 12 anos...

Carminha disse...

Recordações ! O tempo passa e a oportunidade também, esta ai a prova, os bons momentos em que vivemos nos esporte e em toda nossa vida !
Quero parabenizar a Jobedis por criar essa coluda histórica …

- Parabéns aos atletas campinenses do passado que faz do esporte a alegria do tocedor e a felicidade e a paz dentro de si.

Anônimo disse...

Grande Roosvelt-O Gordo da Padaria-quando nos mudamos dá Rua Felipe Camarão para a Lino Gomes fui ser seu vizinho, nas férias ia entregar os pães com ele as tardes no jipe e depois em uma camionete. Fizemos uma boa amizade. Muitas vezes pagou minha “reunião”, em troca eu tinha que lhe passar a bola e de preferencia deixa-lo na cara do gol. Foi com ele que me iniciei nos “bailes” do Paulistano, nos sábados para dançarmos e dar umas namoradas. Jogamos juntos no “aspirante” do Everton, e eu gozava de sua proteção dos “beques brabos”. Um figurão o “Gordo”... Fizemos muitos gols para deleite de nosso saudoso treinador Oberdan.Já na década de 80 voltei a encontrá-lo em Catolé do Rocha. Na função de defensor publico.
Roosvelt, um grade abração!
Vadinho de Corina

Anônimo disse...

Olha amigos meus,"saudade"...é perceber o bem que recebemos na vida, e quando é uma coisa agradável, melhor ainda.
Amigo Roosevelt "Gordo da Padaria", que bom rever tanta coisa boa a seu respeito nessa maravilhosa narrativa do amigão Jobão, vc é um misto de prazer, gratidão e alegria, tive a oportunidade de jogar ao seu lado e sempre quando me encontro com vc aí nas festas de finais de ano, vc sempre relembra uma jogada que fizemos juntos, que vc "matou a bola no peito e rá, num deu nem tempo", ainda bem que a bola não morreu rsrsrs.
Não podemos voltar atrás, mas mergulhamos na saudade que faz brotar muitos sentimentos de alegria.
E vc Jobão com esta rotina onde nos proporciona a cada postagem uma felicidade em rever amigos, que continue...pois Gordo vc merece e muito esta homenagem.

E um forte abraço do amigo Jonas didi

Anônimo disse...

Oi Jóbedis,

Nao poderia eu ficar calado depois de voltar no tempo e saber detalhes da vida desse jovem (menino de ontem) Roosevelt.

Igual a você e todos os que integravam o Everton e residiam no São José ou no bairro da Prata, conhecí Roosevelt na Padaria onde todas as manhãs antes de ir para o Anita Cabral tinha que ir buscar o pão, pois, do contrário nao tomava café.

Vez por outra me encontro com o "gordo" aqui na capital das acácias e batemos longos papos. Por sinal já faz um bom tempo que nao o vejo.

Em uma das fotos postados em homenagem a Roosevelt você revelou uma figura que há muito tempo nao temos noticias. Paulo Aprigio (da Farmácia). Onde ele se encontra? e Pedro o irmão mais novo dele você tem noticias? Pedro foi um dos contemporaneos da minha vivência no São José ao lado de Edilson Almeida filho de seu Raimundo do DER.Acho que Edilson chegou a jogar pelo Everton.

Mais uma vez meus parabaéns pela viagem e por nos fazer relembrar do "gordo" e de tantos outros bons amigos que conhecemos ao longo de nossa vida atual.

abraços,

Germano Ramalho
agermanoramalho@gmail.com

Marcos Soares disse...

Valeu Jóbedis.
Não podia ser diferente o registro de Roosevelt no esporte amador de Campina.
Tive a oportunidade de jogar algumas vezes contra ele e sempre me surpreendia a habilidade e precisão com que dominava a bola, sem falar no respeito que tinha pelos adversários.
Grande (em todos os aspectos) figura o Gordo da Padaria.
Abs,
Marcos Soares

Jobedis Magno disse...

Ao amigo Germano Ramalho informo que nosso amigo Paulo Aprigio é falecido ha muito tempo, seu irmão Pedro ja faz um bm tempo que não o vejo.
abraços
jobedis

Luana César disse...

Primeiramente obrigado Jobedis Magno, pela homenagem ao meu papai, ele ficou tão emocionado ao ler e relembrar os velhos tempos.. um grande abraço!!;)

Anônimo disse...

Jobedis; Justa e merecida homenagem ao nosso estimado amigo , advogado. construtor ,atleta, patrocinador de todos os eventos do nosso bairro,
cantor de(PULGA DANADA)o extraordinario Gordo da Padaria Um forte Abraço glauco kardec

Postar um comentário