Subscribe:

segunda-feira, 5 de março de 2012

GRANDE FIGURA DE CAMPINA GRANDE - BILIU

POR: JOBEDIS MAGNO DE BRITO NEVES






Severino Xavier de Sousa (Campina Grande - PB, 1 de março de 1949), mais conhecido como BILIU DE CAMPINA, formou-se em Direito, mas deixou a profissão de advogado para ser músico, resgatando o forró de raiz. Biliu é um forrozeiro que transita pela sua cidade natal tranqüilamente, sendo um referencial e um patrimônio cultural da cidade. É fácil encontrá-lo no meio dos turistas no Parque do Povo, no Calçadão da Cardoso Vieira e horas depois está em cima do palco fazendo show.

Se auto-intitula como o maior carrego de Campina Grande. Critica as bandas de forró eletrônico e forró universitário, classificando-os como sendo travestis de forrozeiros, que aparecem como Balão junino; fazendo forró a força e dizendo que estão dando força para o Forró.

Apesar de ser artista, Biliu é uma pessoa bastante simples. Ele circula tranquilamente pelas ruas de Campina Grande, tendo contato tanto com o povo quanto com os turistas, que vem na época do São João. Por opção e pela falta de oportunidade, prefere ficar no Nordeste a ir se arriscar no Sudeste, e acabar sendo trocado pelos modismos que vez por outra aparecem na indústria da música. 

O Forró de Biliu tem toda a essência dos forrós tradicionais, com uns suingues característicos dos discípulos de Jackson do Pandeiro e uma irreverência no duplo sentido das letras que mostra bem toda a malicia e o bom humor nordestino. O mesmo mantém um trabalho local por opção e por falta de oportunidade de mostrar seu trabalho a nível nacional; não quer se desgastar no sudeste, batendo portas lacradas e trocadas por modismo do mercado fonográfico.

Tem cinco discos lançados: Matéria Paga, Forró o Ano Inteiro, Tributo a Jackson e Rosil, Do Jeito que o Diabo Gosta e Forrobodologia. Todos eles foram lançados de forma independente.

ALGUMAS FOTOS  DE BILIU DE CAMPINA





Fatima Camboim, Biliu e Raminho


ALGUNS VIDEOS 

http://www.youtube.com/watch?v=vuysajG6DTU&feature=player_embedded

3 comentários:

Anônimo disse...

Biliu de Campina! Grande artista! Fiel as raízes,é o maior divulgador da músicas de Jackson do Pandeiro.Irreverente,inteligente é tido como um terrível “pavio curto”...principalmente com perguntas não muito inteligentes.Sou seu fã de carteirinha.Conheço Biliu desde o São Vicente de Paula, onde estudamos no primário e infernizávamos a Irmã Josefa.Daquela época, recorde dos colegas;Carlos Alberto(Queca da Energisa),Adejard,Almir Catão...e outros que me falha na memoria.
Abraços
Vadinho

Pitu disse...

Jobão,

O Capilé também merece uma homenagem.Além de grande pessoa,foi um peladeiro dos bons.

JOÃO MARIO disse...

Biliu : Sinônimo de : Ritmo - Forró - Irreverência - Carrêgo.
Quem conhece Biliu apenas pelas suas musicas talvez não saibam que o mesmo é formado em Direito e é um historiador/pesquisador da nossa musica popular voltada para o forró.
Biliu é a única pessoa que conheço que transforma um debate em um monólogo ! rsrsrs
Campina está de parabens de ter o BILIU como um dos seus mais legitimos representantes dentro do contexto musical.
Parabens ao amigo BILIU e a Jóbedis por essa merecida homenagem !

Postar um comentário