Subscribe:

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

MEMÓRIAS ESPORTIVAS - GINÁSIO DA AABB

POR: JOBEDIS MAGNO DE BRITO NEVES



Como é bom pra alma de desportistas ver essa imagem ao lado, o glorioso Ginásio de Esporte da AABB. Mais para que isso fosse realidade muita luta teve que ser travada. Começo dos anos 60, era a expectativa de todos o surgimento desta obramais demorou alguns anos  para que o projeto fosse aprovado e concluído. O gerente do Banco do Brasil da época cumpriu sua promessa feita aos associados e entregou esta magnifica obra que foi realizada no bairro do São José.

Quando garoto  acompanhei quase que diariamente os responsáveis pela obra, eram dezenas de trabalhadores que dia a dia fazendo chuva ou sol estavam todos entregues para a conclusão do ginásio. Por que digo que acompanhei, pois era morador no bairro e na adolescência jogava bola diariamente em um pequeno campinho nas Embiras ao lado da sangria do Antigo e extinto Açude Novo, este campinho ficava onde foi erguido a Pirâmides do Parque do Povo.

Junto com minha  turma de jovens do bairro do São José fizemos amizade com os trabalhadores e tivemos a felicidade de sermos uns dos primeiros a jogar uma partida nesta quadra de esporte, vencemos os funcionários e ganhamos uma caixa de confeitos de  gasosa, comemos  sozinhos pois os perdedores se recusaram a comer  junto, ficaram nervosos pela derrota no piso de cimento. 

Logo surgiu um novo piso de madeira (tacos), coisa chique pra época. Desde o inicio das obras, onde foi retirados também milhares de toneladas de terra, este complexo de esporte foi construído e entregue com acho um ano de construção. Depois da obra feita a mesma foi palco dos grandes jogos de futebol de salão da cidade e dos grandes carnavais e veio encontro as aspirações de todos nossos jovens e desportistas da nossa cidade foi um sonho que foi realizado.


Segundo nosso colaborador João Mario diz o seguinte: - "o Ginásio da AABB foi o responsável direto pela grande evolução do esporte de quadra da nossa cidade. Participei das festas de inauguração,onde a direção do Ginásio promoveu uma competição denominada TORNEIO DAS NAÇÕES,onde todos os estabelecimentos bancários participaram representando varias nações.O BCO.MAGALHÃES FRANCO representando a RUSSIA foi o campeão!  Sem contar as grandes matinais durante os dias de carnaval onde a AABB fez historia com sua organização ! A nossa geração foi de fato privilegiada em tudo, com certeza".


Depois houve os Campeonatos de futebol de salão da cidade com grandes clcsssicos e dos bancario, jogos Estudanti e e abaixo algumas fotos dos campeonato  para comprovar ilustrar:


                                          ESTUDANTES
                                                           
                                                                     BANCO AUXILIAR


                                                                   COLÉGIO PIO 11

                                                        COLEGIO ESTADUAL DA PRATA


ESTUDANTE


Assisti à construção da quadra e algumas partidas mencionada neste relato e depois tive participação ativa como atleta de futebol de salão  na década de 60 e 70. Com enorme satisfação, posso afirmar que escrevendo este artigo, fiz uma viagem num tempo passado de que tão intensamente vivi.


2 comentários:

JOÃO MARIO disse...

Jóbedis sem dúvida o Ginásio da AABB foi o responsável direto pela grande evolução do esporte de quadra da nossa cidade. Participei das festas de inauguração,onde a direção do Ginásio promoveu uma competição denominada TORNEIO DAS NAÇÕES,onde todos os estabelecimentos bancários participaram representando varias nações.O BCO.MAGALHÃES FRANCO representando a RUSSIA foi o campeão !
Devo ter enviando para voce fotos quando da entrega do troféu.
Não lembro a data da inauguração, mas vamos pesquisar através de amigos e logo estaremos divulgando.
Sem contar as grandes matinais durante os dias de carnaval onde a AABB fez historia com sua organização !
A nossa geração foi de fato privilegiada em tudo, com certeza !

Anônimo disse...

Palco de jogos e festas memoráveis.Ali vi em atividade os maiores jogadores de futsal do nordeste.Foi na AABB que tomei meu 1º banho de piscina.Muito embora sem o consentimento de "Seu" Celestino, vigia zeloso de seus deveres.
Justa homenagem!

Vadinho

Postar um comentário