Subscribe:

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

A HISTORIA DO VOLEIBOL EM CAMPINA GRANDE (PRIMEIRA PARTE)

POR: DANUNZIO GOMES


Vou falar do Voleibol de Campina , que eu conheci e que  me lembro.  Não quer dizer que é o voleibol de Campina,  que existia  na época como um todo,   mas da parte que eu participei  e me envolvi, pois não tenho nada escrito, a não ser a memória e algumas fotos esmaecidas que ainda tenho.  Não sei mesmo se existia algum time constituído e jogando em torneios, ou campeonatos, só  estou me lembrando do que vai adiante.

Em 1940,  cursava o quarto ano  primário, do Grupo Escolar Solon de ]Lucena, no prédio da esquina da Floriano Peixoto. Ia completar 13 anos em 19 de outubro, quando , não me lembro o local, se era o Colégio Alfredo Dantas,  ou um campinho de pelada, em uma casa de família, aonde eu  ia ver uma turma de  rapazes jogar o que chamavam de voleibol e que eu gostava muito de ver e correr atrás  da bola,quando ela saia da quadra, para devolvê-la, uma espécie de gandula hoje. Não me lembro se havia vôlei em clubes ou colégios ou na cidade , só me lembro de dois nomes dos jogadores: Milton Leon , que não era muito alto e Zito, que fazia umas jogadas espetaculares, assim como HARRY CAREY, goleiro do Treze, tempos depois,  Lembro bem que  tinha muita habilidade de defender a bola (dava cada vôo lindo, pegando a bola com as duas mãos com a palma pra cima sem conduzir, que eu já morria de inveja. ) parecia a Fabí  da seleção brasileira feminina, de hoje.

Minha professora, Dona Herotides Oliveira, que já vinha do 3º ano , era muito Caxias e quase não deixava a turma sair para o recreio, para lanchar um pedaço de rapadura e tomar água, nosso recreio era menos da metade dos outros, ficava fazendo dever extra de aritmética, resolvendo cada conta de dividir e multiplicar  de não sei quantos números, que não tinha tamanho.(Calculadora nem no nome existia, mesmo se existisse ela não deixava utilizar). Durante a minha vida toda eu agradeço pelo  que ela fazia para a gente aprender.

Meus colegas de turma: Hélio Eloy, Severino Wanderlei, Almiro Veiga, Waldemar e Antonio Martins, irmãos , Amaury  Capiba , José e João Loureiro,  filhos do Prof. Loureiro, Diretor do Grupo, Tobias di Paci, Iolando Passos e mais outros que não estou lembrando, formamos um time de voleibol  para jogar com  o time das MENINAS do Grupo Clementino Procópio, do bairro de São José, no final do ano, na festa de encerramento do ano letivo.  Não sei como foi feito  um campo de Voleibol, na parte de trás do terreno,  onde era a área de recreio. Me lembro que já existia uma rede de volei armada do lado direito do prédio do Grupo, mas, não era oficial, que não dava para treinar, alem di ficar muito em cima da classe do quinto ano e não podia fazer “zuada” (barulho).

O campo faltava um pedacinho na ponta do muro, era tronxo, mas era melhor que o outro que não tinha o tamanho normal. Naquele tempo o campo já  era 18x9,  mais foi assim mesmo.Treinamos, até chegar ao fim do ano, quando dona Herotides deixava a gente sair para o recreio.  Na festa de encerramento houve o esperado jogo entre a nossa equipe masculina e a feminina  do Grupo Clementino Procópio .

Não lembro o dia do jogo, só lembro que eu  treinava sempre como titular, mas, no dia do jogo  fiquei no banco no primeiro set, entrando no meu lugar Amauri Capiba, que já se ensaiava como goleiro, no futebol. O primeiro set perdemos e no segundo entrei e não saí mais. Nós ganhamos o jogo por 2 a 1. Naquele tempo, era melhor de 3.

Daí pra frente, no mês de janeiro de 41, fui estudar para o exame de admissão do Colégio Pio XI, tendo passado e cursado o primeiro ano ginasial em 1941, sendo nosso professor de Educação Física o Sargento Carlos Kurt, que era o Comandante do Tiro de Guerra, se não me engano Tiro de Guerra 91. Aí eu já era doido por Educação Física. Não tenho lembrança se jogávamos voleibol. Futebol sim.  Parei de estudar após a conclusão do primeiro ano ginasial. Tenho uma vaga lembrança de outro Tiro de Guerra e outro Sargento que comandava, acho que era o então Sgt. Moisés.

CONTINUA NAS PRÓXIMAS PAGINAS


Nenhum comentário:

Postar um comentário