Subscribe:

terça-feira, 29 de novembro de 2011

GRANDE DESPORTISTA DE CAMPINA GRANDE - NOBA

POR: JOBEDIS MAGNO DE BRITO NEVES








O esporte às vezes se torna ingrato, principalmente com o passar dos anos, deixamos de lembrarmos-nos dos desportistas que tiveram papel importante na história de esporte amador de nossa cidade. E Arnóbio Bezerra o “Noba” é uma dessas pessoas que se tornaram esquecidas. Tanto esforço no passado para erguer o futebol amador de sua cidade e cair no esquecimento. Tive algumas oportunidades de conversar com “Noba” assim era conhecido na cidade, quando joguei no time de futebol de salão do Estudantes,  onde ele era um dos diretores  na década de 70 (conforme jornalzinho o Pernalonga em Anexo). 


Noba é engenheiro civil há muito tempo radicado em João Pessoa. Ele foi um pouco de tudo no ESC. Organizado, disciplinador, e era muito respeitado. Às vezes criava arestas com os colegas, mas sempre passageiras. Tinha um amor muito grande pelo ESC e ajudou em muito o Estudantes ser um time organizado e respeitado.

Jogava o 2o quadro e era quem distribuía as camisas e aí daqueles que chegasse atrasado ou tivesse faltado o jogo anterior sem justa causa, não entrava de primeira de jeito nenhum!

Também a rapaziada do 1o. Quadro “sofria” quando era Noba que entrega as camisas. “Ninguim” de ressaca...era banco !!!

O Noba era um cara simpático que contava suas aventuras no futebol com desenvoltura, perto dele rodeado de simpatizantes que escutavam sem piscar as referencia desportivas que saia dos lábios ressecados do ilustre homenageado. Os relatos eram empolgantes a saga do passado, contava que foi de muita luta erguer o futebol amador na cidade, poucas equipes existiam na época, ele próprio junto com outros amigos fundaram o Estudantes que durou muito tempo, depois tiveram outra batalha a enfrentar a pedido do dos sócios para arranjar um campo de futebol e uma sede para o clube. Ele e os diretores da época arregaçaram as mangas e foram arrumando o campo de futebol e sua sede social. Alguns diretores  com muitas dificuldades e ele próprio bancou financeiramente a limpeza do campo.

Pessoas como Noba no meio esportivo são difícil de encontrar, pessoas que dedicam parte de sua vida se entregando de corpo e alma as entidades que representam, vestem a camisa e nos momentos difíceis abrem também a carteira, não por egocentrismo e sim por acreditar com pouco de apoio que der pode estar melhorando o esporte na sua comunidade... Assim foi ”Noba”.

Abaixo algumas informações e fotos do Noba:


Jornal o Pernalonga quando Noba participava com um dos primeiros diretores do time na decada de 60















Um comentário:

JOÃO MARIO disse...

Pois é Jóbedis !
Mais uma vez voce lembrou bem de um dos grandes desportista da nossa cidade.
Convivi com o velho Noba na maior parte dos anos que passei no Estudantes e o que guardo dele é que, foi e continua sendo uma pessoa simples,organizada e de grande caráter.
Noba com certeza foi um dos que fizeram o Estudantes crescer com organização e servir até de espelho para outros clubes.
Mais que merecida essa homenagem!

Postar um comentário