Subscribe:

domingo, 6 de novembro de 2011

CRAQUES DO PASSADO - TOINHO E ALEXANDRE

POR: JOBEDIS MAGNO DE BRITO NVES






Homenagear craques do passado não só dentro das quatros linhas mas também fora, pela sua educação, lealdade, respeito e consideração aos seus companheiros de time, falamos de Alexandre Miranda e Toinho Buraco que  com pouco mais de 18 anos e como não poderia deixar trataram  logo de defender sua primeira agremiação o saudoso time de futebol de salão Campinense Clube. Logo em seguida se transferiram para AABB. E ali permaneceram por pouco tempo. Se Formaram em engenharia e foram morar e trabalhar em Paulo Afonso. La juntamente com outros amigos passaram a jogar pelo clube de engenheiros da Chesf.

Os anos passavam e Alexandre e Toinho Buraco continuavam a demonstrarem grandes vitalidades que fazia inveja a muitos garotos. Com os anos e consagrados resolveram pendurar as chuteiras do amador e assim o fizeram. Encerraram suas trajetórias no esporte  amador com grandes conquistas e sempre demonstrando serem grandes desportistas, deixando sempre um belo exemplo aos jovens que iniciavam a carreira.

Alexandre e Toinho foram exemplos de disciplina, de fibra, de raça, de amizade e pela compreensão pelas jornadas ingratas que o futebol proporciona a todos aqueles que se entregam de corpo e alma na pratica sadia e salutar do esporte. Alexandre Miranda e Toinho Buraco, hoje descansam das lidas do futebol de salão no aconchego do lar ao lado de seus familiares Grandes "Alexandre e Toinho Buraco, obrigado por tudo que demonstraram de positivos nas suas vidas e como grandes atletas.

 Para quem não sabe, o futebol de salão de Campina Grande era tão bom que praticamente representou a  Paraiba  com uma seleção formada de vários atletas de Campina Grande  de futebol de salão que disputavam os jogos Universitários como: Janio, Toinho Buraco, Betinho, Patricinho Leal, Alexandre Miranda,  João Mario e Milton (a seleção Paraibana foi  campeão do Norte Nordeste com atletas de futebol de salão Campina Grande conforme foto abaixo:

foto da seleção PB campeão do Norte Nordeste.
Atletas de Campina : Patricinho - Janio (Goleiro) - João Mario - Toinho - Alexandre- Betinho, A seleção titular   Jânio  (Camisa com a sigla FPDA)   Toinho- Betinho -    Alexandre e Milton (O ultimo agachado depois de Betinho)





Na foto vemos o goleiro Janio, Beto, Tom, Joca, Cil e Wendel (aquele mesmo que jogou futebol no Botafogo do Rio de Janeiro que  vinha passar as ferias aqui em Campina) e Toinho Buraco. Agachados: Marcilio Soares, Alexandre Miranda, Wagner, Kabel (já falecido). e Giotto


3 comentários:

Alberto Cavalcanti disse...

Caro Jóbedis

Só agora encontrei este excelente Blog sobre Campina Grande. Meus parabéns pela matéria da história do Futebol de Salão, resgatando todos estes personagens daquela época maravilhosa que nós vivemos.
A primeira foto é da final entre Paraíba e Ceará, em 1967, dos Jogos Universitários do Norte e Nordeste. A seleção do Ceará tinha por base o time do Sumov que tinha sido campeão brasileiro no mês anterior. Da para ver na foto que o ginásio do Clube Cabo Branco estava superlotado. Os atletas de Campina eram Patricinho (6), João Mário (4) e Betinho (8), todos da Faculdade de Ciencias Econômicas (FACE)e Jano (sem i mesmo, de camisa branca), Alberto (12, eu), Toinho (9)e Alexandre (entre o 8 e o 5) da Escola Politecnica (Poli). De João Pessoa lembro os nomes de Milton(7) e Aldemir (goleiro).

Um grande abraço

Alberto Cavalcanti

João Mario disse...

Amigos joguei contra essas duas feras os quais considero dois dos maiores jogadores de Futsal da Pb ou mesmo do NE. Alexandre tinha um estilo elegante, chutava como ninguém, rápido, jogava sem cometer nenhuma deslealdade.
Amigo, acho que o meu "doutourado" em jogar na defesa foi com Alexandre !
Toinho, ninguém marcava porque ele estava em todo lugar da quadra e com seus toques refinados e rápidos desmontava qualquer defesa e ainda finaliza muito bem ! Acho que Toinho teria lugar no futsal de hoje !
Não usava de deslealdade e como Alexandre não tinha medo de cara feia.
Pois é, joguei contra esses dois monstros do futsal passado e até hoje somos grandes amigos.
João Mario

Anônimo disse...

Jóbedis,
Sou filho de Toinho Buraco, e estou muito Feliz em ver este post sobre um pouco da história dele no Futebol Paraibano.
Parabéns pelo Blog e como amante do futebol estarei sempre acompanhando cada post!
Abraço

Postar um comentário