Subscribe:

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

SAUDOSISTA MAIS FELIZ

POR: JOBEDIS MAGNO DE BRITO NEVES




   Jobão com 16 anos
A intenção deste blog saudosista e contar a historia de nossas vidas no esporte de nossa cidade. E quem não é saudosista? Em maior ou menor grau todo mundo tem um pouquinho de saudosismo. Não que isso seja ruim, pois sempre é bom ter algo para lembrar, isso traz um "gás" a mais quando estamos nos sentindo "perdidos de nós mesmos". Pois quem viveu bons momentos possui lembranças, mantê-las é preservar a própria história.  a idéia é trazer histórias, homenagens, fatos, causos, fotos, músicas, enfim, tudo o que se passou nas décadas de 80 para trás. Sim porque não existe o presente sem o passado. Blogs relembrando a década de 80 já existem e foram criados por blogueiros que já passaram a adolescência, mas que ainda não atingiram a plenitude da maturidade. Vamos tentar trazer só as coisas boas do passado, revival de nossa existência um tanto quanto diferente da de hoje.

Envelhescência

Se você tem entre 45 e 70 anos, preste atenção ao que se segue. Se você for mais novo, preste também, porque um dia vai chegar lá. E, se já passou, confira.

Sempre me disseram que a vida do homem se dividia em 4 partes: infância,adolescência, maturidade e velhice. Quase correto. Esqueceram de nos dizer que, entre a maturidade e a velhice (entre 45 e 7O), existe a ENVELHESCÊNCIA

A envelhescência nada mais é que uma preparação para entrar na velhice, assim como a adolescência é uma preparação para a maturidade. Engana-se que acha que o homem maduro fica velho de repente, assim da noite para o dia. Não. Antes, a envelhescência. Ê, se você está em plena envelhescência, já notou como ela é parecida com
a adolescência? Coloque os óculos e veja como este nosso estágio é maravilhoso. Já notou que andam crescendo algumas espinhas em você? Notadamente na bunda?


Assim como os adolescentes, os envelhescentes também gostam de meninas de 20 anos. * Os adolescentes mudam a voz. Nós, os envelhescentes, também. Mudamos o nosso ritmo de falar, o nosso timbre. Os adolescentes querem falar mais rápido; os envelhescentes querem falar mais lentamente.

Os adolescentes vivem a sonhar com o futuro; os evelhescentes vivem a falar do passado. Bons tempos ...

Os adolescentes não têm idéia do que vai acontecer com eles daqui a 20 anos. Os envelhescentes até evitam pensar nisso. 

* Ninguém entende os adolescentes...Ninguém entende os envelhescentes...Ambos são irritadiços, se enervam com pouco. Acham que já sabem de tudo, e não querem palpites nas suas vidas. 



* Às vezes, um adolescente tem um filho: é uma coisa precoce. Às vezes, um envelhescente tem um filho: é uma coisa pós-coce.


* Os adolescentes não entendem os adultos e acham que ninguém os entende. Nós, envelhescentes, também não entendemos eles. 


"Ninguém me entende" é uma frase típica da envelhescência. 

* Quase todos os adolescentes acabam sentados na poltrona do dentista e no divã do analista. Os envelhescentes, também a contragosto, idem. 



* O adolescente adora usar uns tênis e uns cabelos. O envelhescente também. Sem falar nos brincos. * Ambos adoram deitar e acordar tarde. 


* O adolescente ama assistir a um show de um artista envelhescente (Caetano, Chico, Mick Jagger). O envelhescente ama assistir a um show de um artista adolescente (Rita Lee).


* O adolescente faz de tudo para aprender a fumar. O envelhescente pagaria qualquer preço para deixar o vício.


* Ambos bebem escondido. 

* Os adolescentes fumam maconha escondido dos pais. Os envelhescentes fumam maconha escondido dos filhos. 


* O adolescente esnoba que dá 3 por dia. O envelhescente, quando dá 1 a cada 3 dias, está mentindo. 



* A adolescência vai dos 10 aos 29 anos, a envelhescência vai dos 45 aos 65. Depois, sim, virá a velhice, que nada mais é que a maturidade do envelhescente. 


* Daqui a alguns anos, quando insistirmos em não sair da envelhescência para entrar na velhice, vão dizer: "É um eterno envelhescente!" 

Que bom.....

Recebi esse texto de um amigo, por email. Desconheço a autoria, mas acho que os amigos da juventude dos anos 60 e 70  se encaixam (com algumas exceções) nessa situação ... Espero que tenham gostado como eu.

6 comentários:

Maria Clara Villar disse...

Sou saudosista sim Ah, que saudade do tempo que eu era um pouquinho mais feliz... do tempo que eu era criança e viver de novo o que eu fiz... Como poderia esquecer, as brincadeiras, os amigos? a felicidade a crescer ao relembrar momentos antigos. Tudo que sei é que agora envelheci, pois sou envelhecente, mas posso já garantir que tenho uma vida mais descente. Sinto muita falta de minha infância e adolecencia tão pura de inocência. Agora só me restam lembranças, e saudades, e uma grande ausência

Carlos de Sousa Dias disse...

Sou um saudosista e queria ao menos uma vez poder dizer a todos o que eu sinto, mas tenho medo de sofrer pois sou fraco e muito tímido. Até hoje, muita gente conheci, a maioria, contatos eu perdi. Como poderia ter de volta, todo tempo que perdi? Ah, como era bom ter só 3 anos, quando eu não precisava me preocupar. Como era ótimo viver apenas pra brincar e se animar! O passado não pode alterar meu presente, mas sei que poderia melhorar meu futuro. Pois lembranças podem mostrar, erros que preciso consertar. Durante esses anos ando meio confuso. Nos colégios que estudei, tenho saudades e uma tristeza. Perdi contatos com os amigos e até mesmo com a Natureza. Seria ótimo reencontrar tanta gente que conheci. Só me resta esperar ir atrás e ser feliz. Minhas sudades não se acabam, nem minha vontade de voltar, mas surpresas que me esperam, num futuro, irei aproveitar.

Gentil Soares de Alecrim disse...

Saudades dos anos 70 - Naquele tempo o mundo já se perdia, mas não tanto quanto hoje. A cultura nossa era reprimida, agora passa a ser aceita. Já foi doença, desvio de conduta e mau-caratismo. Para mim estes movimentos pro maconha e gay continua sendo uma vergonha, mas para muitos é só uma opção.

Valdevam Soares de Mello disse...

Sou um saudosista e fico a me perguntar o que aconteceu com cada um dos meus amigos de juventude ai de Campina Grande, mais sei que a dona vida é complicada, o que torna difícil o encontro de respostas para tudo. Não é mesmo? agora, que resido a milhares de quilometros de distância de Campina Grande (Caxias no RS), fico a me perguntar se voltarei sequer a receber notícias daqueles que cresceram e marcaram presença em minha lembrança especialmente do Colégio estadual da Prata o famoso Gigantão

Hoje, estou com 62 anos, feliz, com esposa e filha e netos maravilhosos, todavia a nostalgia é implacável e vira e mexe me faz ter atitudes como esta, por exemplo, de escrever sobre meu passado ai da Rainha da Borborema onde morei por mais de 30 anos e de pessoas que jamais esquecerei.

Anônimo disse...

Saudades de Campina Grande do passado. Cidade onde nasci, cresci, alfabetizei-me, estudei, namorei, joguei futebol de campo, casei em na Igreja do bairro de Santo Antonio. Enfim, toda minha vida foi ai em Campina Grande. Todavia, depois que me formei e casei me mudei para o Amapá.

Enfim, minha vida desenrolou-se e hoje estou com 64 anos de idade e aposentado. Faz mais ou menos, um ano um conhecido meu entrou em contato comigo, convidando-me a comparecer numa reunião na qual estariam presentes nossos amigos de do passado de Campina Grande. E como sou saudosista e tenho meus antigos amigos na saudade, aceitei de pronto o tal convite, e na companhia de meu irmão irei a tal reunião no dia 17 de Dezembro no Boião. Podem me esperar.

PS: não me identifiquei porque quero fazer uma surpresa a todos
kkkkkkkkkkkkkk

Ticarlos disse...

obedis,as lembranças adocicadas do passado animam e fortalecem nosas almas.As coisas boas ou melhor,os bons acontecimentos,nos permitem desenvolver uma sequencia de atos condizzentes á nossa expectativa.ASSIM COMO OS ATOS DELETÉRIOS,PECAMINOSOS,e quetaIS nos prejudicam,as boas lembranças juvenis e ou na maturidade,devem nos trazer sentimentos pacíficos,suspiros e gratas recordações.Concordo com o Clube dos saudosistas já que mo considero um deles.Aliás,só quem é saudosista,data máxima venia,é quem teve experiencias positivas,marcantes como ,por exemplo,a primeira namorada,a primeira bicicleta,de preferencia monark,lembra-se?Pois é,rapaz,eu tive muistas e boas experienciasw na juventude e,agora,na ENVELHESCENCIA,gostei da expressãao e peço permissão para usá-la por estes rincoes do Norte de Mi9nas Gerais,somos aalimentados,paulatinamente,por fatos que nos marcaram e permanecem gravados em nossa mente.Entendo,sem nenhum interesse de filosofar,que as boas experiencias devem ser lembradas e relembradas,mesmo pórque o passado,querendo ou quereendo,ele4 é parte intrisica do viver.Sinto saudades do Campinense,das vitórias fantásticas,dos títulos conquisprincipalmeente o Penta e Hexa campeonatos.Foram momentos históricos que me acompanharão node correr desta vida.Contudo,não poderia concluir essa manifesta~]ao sem fazer alusão ao futuro.Qual é o nosso futuro?Qual é a minha expectativa dele?O passado não pode ser mudado.O ffuturo SIM,pode edev e ser mudado.Assim,recordando o passado,digo como0 o Apostolo Paulo,"...deixaando para traz as coisa que ficam,caminho para o alvo da suprema vocação em CRISTO JESUS ,nosso SENHOR'.É isso,.A vida é um fantástico campo de experiencias.Obrigado pela mensagem,Continue enviando e dando-me notícias de Campina Graande e do campinense.Um abração na família.Ticarlos

Postar um comentário